Melhora na eficiência operacional e redução significativa no consumo de combustível fóssil. São algumas das credenciais do Electric Green Taxiing System (EGTS), que promete revolucionar os serviços aéreos no mundo
No ano de 2011, a empresa americana de serviços e sistemas aeroespaciais Honeywell fechou uma parceria instigante com o conglomerado francês Safran a fim de fornecer uma tecnologia capaz de sacudir o mundo da aviação. O Electric Green Taxiing System, um sistema de propulsão “flex”, onde aeronaves de grande porte poderão taxiar usando a própria energia elétrica.Quer dizer que os grandes aviões se tornarão “aviões elétricos” enquanto estiverem no solo? Isso mesmo! Gerando energia através de motores elétricos colocados em seus trens de pouso, o EGTS permitirá que aeronaves deem ré sem solavancos e possam taxiar entre o portão e a pista sem ter que dar partida em seus motores principais – usados para voar.
Com a primeira fase de testes concluída e estimativa para entrar no mercado em 2016, a nova tecnologia terá, como principal benefício, a redução no consumo de combustível em até 4% por voo, algo em torno de US$200.000 anuais para um Airbus A320.
Companhias como Air France e EasyJet já adotaram, e fazem cálculos, não só nas finanças, como na eficiência operacional nos aeroportos, reduzindo o congestionamento de aeronaves em solo, melhorando a pontualidade das partidas e agilizando o embarque e desembarque de passageiros.
Benefícios ambientais também estão em jogo. A palavra “Green” (“Verde”), dentro da sigla, vem do termo “energia verde” (fontes que causam menos impacto ambiental). Significa que a redução das emissões de carbono e óxido de nitrogênio (combustíveis fósseis) são bandeiras igualmente fundamentais para a modernização dos serviços aéreos.
"Quando se trata de resolver grandes desafios, é preciso buscar inovações. Hoje, o custo do combustível, e os custos relacionados com as emissões de carbono, estão no topo da lista das preocupações de qualquer companhia aérea", lembra Tim Mahoney, presidente e executivo-chefe da Honeywell Aerospace.
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