Acordo soma 43 aviões de combate, com novos radares, sistemas de navegação, armamentos e geração de oxigênio.
Modernização da aeronave A-1 Agência Força Aérea / CB Silvia Lopes |
O acordo, que totaliza 43 aeronaves entregues até 2017, ainda conta com dois aliados, a Mectron e a AEL Sistemas, também responsáveis pelo aprimoramento do AMX – atuando nos sistemas de comunicação e navegação. Segundo a Embraer, as semelhanças de comando entre os modelos permitirão o controle quase imediato pelos pilotos.
Modernização da aeronave A-1 Agência Força Aérea / CB Silvia Lopes |
O modelo AMX é fruto de uma parceria entre a Embraer e as empresas italianas Macchi e Aeritália, iniciada em 1976. A sigla AMX alude respectivamente aos nomes da Aeritália (A), da Macchi (M) e ao caráter experimental do projeto (X). O primeiro voo da aeronave aconteceu em 1985, segundo informações do Centro Histórico Embraer.
“Temos tido grande sucesso no uso dessa aeronave em operações de alta complexidade”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica. Do outro lado, o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar, também comemora. “A entrega do primeiro A-1M é mais um momento especial na longa história de sucesso que se reveste a relação entre a FAB e a Embraer”.
Pedro Rosas / Portal do Aviador
Pedro Rosas / Portal do Aviador
0 comentários:
Postar um comentário