Faleceu em 22 de agosto de 2013, o fundador da Experimental Aircraft Association – EAA, Paul Poberezny, aos 91 anos, um apaixonado da Aviação Geral homenageado com centenas de prêmios, condecorações e honrarias.
Paul H. Poberezny foi um dos homens mais condecorados na aviação internacional, tendo recebido centenas de troféus, prêmios e honrarias por sua contribuição ao mundo aeronáutico. Paul foi homenageado em 1999 com o National Aviation Hall of Fame, em Dayton, Ohio, uma das mais lendárias honrarias da aviação americana, que passou a dividir com Charles Lindbergh, Jimmy Doolittle e irmãos Wright. Em 2002, recebeu também o troféu Irmãos Wright Memorial da Associação Aeronáutica Nacional.
Paul organizou o primeiro Fly-In, em 1953, e no mesmo ano fundou a EAA, juntamente com um grupo de entusiastas da aviação, no porão de sua casa em Milwaukee, Wisconsin. Hoje esse evento reúne anualmente mais de 500 mil pessoas e 10 mil aeronaves em Oshkosh.
Paul Poberezny criou condições para que milhares de pessoas pudessem construir seus próprios aviões e realizassem o sonho de voar.
“Le Roi est mort, vive le Roi” original em francês que significa “O Rei morreu, viva o Rei!”. O trono jamais fica vazio! O ídolo permanece vivo!
No video abaixo, Paul Poberezny conta um pouco de sua história e da EAA (sem legendas):
0 comentários:
Postar um comentário