A publicação completa está disponível na Bilblioteca Digital do Portal. |
Diferentemente do que aconteceu com as gerações mais antigas de pilotos, boa parte das gerações mais recentes acabaram não tendo grandes oportunidades de praticar o voo manual, antes de passarem a pilotar aeronaves altamente automatizadas e sofisticadas.
Como consequência, acabam com o tempo se tornando “escravos do automatismo”, adquirindo comportamentos complacentes e se esquecendo que, independente do funcionamento ou não do automatismo embarcado, cabe ainda a eles pilotos a responsabilidade final de pilotar suas aeronaves com segurança, eficiência e oferecendo relativo conforto aos passageiros.
Tal fato tem sido de grande preocupação para estudiosos de fatores humanos e especialistas em segurança no transporte aéreo, chamando a atenção das agencias reguladoras de aviação ao redor do planeta.
Com esta finalidade, a FAA (Federal Aviation Administrator), publicou em 04 de Janeiro de 2013 um Boletim de Alerta (SAFO 13002 – Safety Alert for Operators), a ser incorporado nos manuais de Procedimentos Operacionais das empresas aéreas sob sua jurisdição.
0 comentários:
Postar um comentário