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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Com novidades no design, aerodinâmica e tecnologias de controle de voo, novo bizjet conta com sistema de manutenção em tempo real, 50% de melhora no desempenho e 30% de economia no combustível

Pedro Rosas
Portal do Aviador
Maior e mais avançado, econômico e mais confortável. O Falcon 5X tem valor fixado em US$ 45 milhões.
Em meados de 2007, quando o Falcon 7X decolou como primeiro jato executivo com controles de voo 100% digitais, a Dassault Aviation jamais imaginaria que, seis anos depois, os céus da França já poderiam contar com o maior e mais avançado jato da aviação executiva, o Falcon 5X. Anunciado durante a convenção anual da NBAA, realizada esta semana em Las Vegas, o modelo traz inovações no design, aerodinâmica e principalmente no uso criativo das novas tecnologias, marca registrada dos 50 anos da montadora francesa.

Nas palavras de Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, o 5X tornou-se, antes mesmo de decolar, “a mais nova referência em tecnologias avançadas, além de ecologicamente correto e muito econômico", declarou durante a feira de negócios. Com nova asa e fuselagem, o novo bizjet inaugura a mais ampla cabine da aviação executiva, fornecida pela Elbit Systems, com capacidade para 16 passageiros, pé-direito de 1,8m e largura de 2,58 m. O diâmetro é 20 cm maior do que qualquer Falcon anterior e, mesmo com comprimento total da cabine 12,7 cm mais curto que seu antecessor 7X, o volume é 14% maior.

Alcançando 0,90 Mach de velocidade e 5.200 milhas náuticas (9.630 km), a motorização ficou a cargo de uma dupla de motores Snecma Silvercrest e o mais avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire. “O motor Silvercrest é 15% mais eficiente, as emissões de CO2 são drasticamente mais baixas e o motor é extremamente silencioso, ampliando os limites do possível em um jato executivo”, concluiu Trappier, que desenvolveu o motor em parceria com a Snecma – fábrica francesa de motores para aviões e foguetes. 

No painel, os pilotos contam com uma suíte de aviônicos EASy e sistema Head Up Display, também fornecido pela Elbit. A cabine terá uma visão melhorada do sistema HUD, que combina visão sintética e aprimorada e um novo EVS com três sensores, permitindo melhor visibilidade. O Falcon 5X está em linha de produção e tem valor fixado em US$ 45 milhões. Sua estreia é programada para 2015 e sua certificação para 2016.


Sistema ForeVision – manutenção em tempo real
Confirmando seu epíteto de jato mais avançado da aviação executiva, a francesa Dassault divulgou mais um destaque do novo Falcon 5X, o ForeVision, um sistema de manutenção e autodiagnóstico a bordo, trabalhando em tempo real. O automonitoramento é capaz de relatar, imediatamente, os problemas da aeronave para centros de serviços baseados em terra, para que equipes de manutenção comessem a elaborar soluções enquanto a aeronave ainda está no ar. O sistema ForeVision, também desenvolvido em conjunto com a Snecma, pode prever desde urgências a problemas mais simples, com centenas de horas de antecedência.


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