Pesquisando...
terça-feira, 17 de setembro de 2013



Jato da família E-Jet, nas cores da American Eagle
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, em São José dos Campos, a Embraer entregou, à Republic Airways, o milésimo jato da família E-Jet – que serão operados nas cores da American Eagle. A aeronave, um jato E175, faz parte de um pedido anunciado no início de 2013, incluindo 47 jatos, além de opções para 47 aviões adicionais.

“São mais de 1.000 aviões em menos de dez anos. Isso coloca os E-Jets entre os programas de maior sucesso na história da aviação comercial”, salientou Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer. 

O início da parceria histórica se deu em 1999, quando a americana Republic recebeu seu primeiro jato, um ERJ 145, da empresa brasileira. “Nosso relacionamento com a Embraer já tem 15 anos e abrange quase todos os produtos aeronáuticos produzidos em São José dos Campos”, lembrou Bryan Bedford, Presidente, Chairman e CEO da Republic Airways.  

330 pedidos firmes no ano

Apenas em 2013, somadas as vendas da geração atual e dos antigos E-Jets E2, o total de pedidos firmes é da ordem de 330 aeronaves, informou o presidente do departamento de Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva. O executivo ainda afirmou que os EUA continuam sendo o principal mercado para E-Jets e que, dentro de dois ou três anos, há um potencial de vendas de 400 aeronaves para o país. 

Desde o lançamento formal do programa, em 1999, os E-Jets redefiniram o conceito tradicional de aeronaves regionais ao operarem em outros tipos de mercados, como empresas aéreas tradicionais, de baixo custo e regionais, além dos serviços programados de turismo. 


Esquadra imbatível
A frota de E-Jets ultrapassou recentemente a marca de 10 milhões de horas voadas, transportando mais de 460 milhões de passageiros.
A família E-Jet

Os jatos E-Jets entraram em operação em 2004, com a primeira aeronave entregue à polonesa LOT Polish Airlines. Em junho deste ano, a Embraer lançou a segunda geração dos E-Jets E2, projetados para levantar voo em 2018 – atualmente, os jatos da família operam com 65 empresas em 45 países.

Com capacidade para até 122 assentos, a linhagem E-Jet oferece grande economia operacional e baixo nível de emissão de poluentes. Têm velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,82, voam a uma altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.450 km (2.400 milhas náuticas). 

Outro destaque é o sistema fly-by-wire, tecnologia que aumenta a segurança de voo e reduz a carga de trabalho dos pilotos. O projeto da fuselagem em dupla-bolha inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço que minimizam o tempo de permanência no solo.

Pedro Rosas / Portal do Aviador

0 comentários:

Postar um comentário