Pesquisando...
sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Modelo Air Tractor 502b, utilizado pela Defesa Civil no Mato Grosso
Nem sempre as técnicas preventivas são suficientes para evitar grandes incêndios florestais. Frente a essas dificuldades, especialmente em períodos de estiagem, o governo do Mato Grosso anunciou seu novo aliado no combate às queimadas. Duas aeronaves da Defesa Civil, inteiramente à disposição do Centro Integrado Multiagências (Ciman), na base aérea de Cuiabá.

Com capacidade para transportar de 1.900 a 3.000 litros d’água, a nova brigada mato-grossense também atuará no monitoramento das ocorrências. "Quando a equipe de terra perceber a necessidade, a Defesa Civil acionará as aeronaves imediatamente”, explica o major Carlos da Costa, coordenador de Gestão do Fogo da Defesa Civil.

Embora o combate aéreo ao fogo não seja novidade em nossas florestas, as aeronaves utilizadas, de modelo Air Tractor 502b, exigem vasta experiência dos pilotos. “Esses aviões voam de uma altura entre dois e 50 metros”, declara Gomes de Oliveira, um dos encarregados da nobre missão: potencializar a prevenção e o combate a incêndios florestais em todo Estado.

A aeronave Air Tractor 502b tem grande capacidade de carga. Com 500 galões (1.893 litros), seus voos acabam apresentando uma sensível redução de custo. O potente motor à turbina Pratt & Whitney tem o tipo de desempenho eficiente. A grande envergadura de 52 ft. (15,84 metros), das asas com pontas tipo Hoerner, melhoram sua peformance, permitindo faixas de deposição maiores aumentando a lucratividade da operação. O 502b tem se mostrado confiável e versátil, o que o transformou num dos aviões agrícolas mais negociados no mundo.


0 comentários:

Postar um comentário